Conservação e manutenção de facas forjadas.

Atualizado: 16 de ago. de 2020

As facas forjadas são instrumentos de alta precisão onde na sua fabricação foi investida muita tecnologia e materiais de primeira linha e trabalho de especialistas.

Para manter uma faca em boas condições de uso algumas medidas devem ser tomadas. As que eu considero mais importantes são:

1. Apesar das facas forjadas serem fabricadas em aço inoxidável, em algumas condições este aço pode oxidar. Para evitar esta oxidação só devemos guardar as facas após limpa-las e seca-las. Principalmente os resíduos ácidos como os suco de frutas e legumes devem ser removidos.

2. Outro ponto muito discutido é o método de limpeza. Este deve ser feita manualmente uma a uma, por segurança, para evitar cortes. Na máquina de lavar louça existe o risco do fio bater em algo duro e este ficar danificado.

3. Na limpeza evite o uso de abrasivos ou esponjas abrasivas, pois além de danificar o fio, alteram o polimento da lâmina. Normalmente as esponjas verdes são mais abrasivas que as azuis e devem ser evitadas. Escolha as que são indicadas para panelas com revestimento antiaderente (PTFE - Politetrafluoretileno conhecido pelo nome comercial teflon®).

4. Durante o uso utilize uma taboa de corte apropriada. O corte sobre uma placa de vidro, pratos de cerâmica, bancada de pedra ou de aço inox aumenta o desgaste prematuro do fio. O indicado são tabuas de madeira ou material plástico, por exemplo, o PEAD – Polietileno de Alta Densidade. O correto é desgastar a tabua e não a faca.

5. Não bata com a faca contra materiais duros, certamente o choque formará dentes no fio da faca. Para quebrar ossos o utilize um cutelo (5150-6).

6. Jamais utilize a faca para abrir latas ou como chave de fenda. Isto quebrará a ponta da mesma e a faca perderá precisão em cortes delicados.

7. Não aproximar a faca de uma chama, pois o aquecimento alterará a tratamento térmico (dureza e resistência ao desgaste) da faca.

8. Os cabos das facas forjadas são de resina plástica (POM – Poliacetal). Portanto não apoie o cabo da faca na borda de uma panela que está no fogo, pois o calor poderá danificá-lo.

9. Ao afiar uma faca utilize a técnica correta para não comprometer o acabamento da lâmina com riscos e o tratamento térmico com o aquecimento causado pelo rebolo ou lixa. No futuro comentaremos sobre sistemas de afiação suas características.

10. Não guarde as facas em gavetas sem proteção para o fio. O contato com outros objetos metálicos ou outras facas poderá danificar o fio ou ocasionar acidentes quando for pegar algo na gaveta. O correto é utilizar bainha protetora ou guardar as facas em cepos ou barras magnéticas.

11. Para o transporte de facas utilize uma pasta ou maleta onde estas devem estar fixas e isoladas para evitar o choque entras as peças. Isto aumenta a sua segurança e reduz o risco de danifica-las.


Com certeza se você seguir estas orientações terá uma faca em ótimas condições por muitos anos.

Estes cuidados devem ser estendidos para todas as facas utilizadas numa cozinha.